Porchat e Gentili tem ação movida pelo Ministério Público contra censura de filme


“Como Se Tornar O Pior Aluno da Escola” foi lançado em 2017 / Netflix

O Ministério Público Federal moveu nesta sexta-feira (18) uma ação civil pública, com pedido de liminar, para suspender a censura do filme Como Se Tornar O Pior Aluno Da Escola (2017) com Fábio Porchat e Danilo Gentili.

Censura Removida

O texto diz estar buscando “corrigir a violação à liberdade de expressão artística” cometida pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Contudo, “a censura a uma obra ( filme do Porchat incluso ) só pode ser admitida em hipóteses excepcionalíssimas, em que configurado ilícito penal.

E somente pelas autoridades competentes, e não diretamente pelo DPDC ou pelo Ministério da Justiça”, justifica o texto assinado pelo procurador da República Claudio Gheventer.

Netflix

Políticos Bolsonaristas?

Sendo assim, na terça-feira (15), o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a retirada do longa dos catalogos das plataformas de streaming no Brasil.

A produção de 2017, baseada em um livro de Danilo Gentili, vem sendo acusada por políticos bolsonaristas de fazer apologia à pedofilia.

Dessa forma, o motivo é uma cena em que o personagem de  Fábio Porchat, o vilão pedófilo Cristiano, pede para ser masturbado por dois adolescentes, interpretados pelos atores Bruno Munhoz e Daniel Pimentel.

Sem Nenhuma Apologia

Para o Ministério Público, a decisão do Ministério da Justiça impede que os consumidores possam exercer sua autonomia de escolha de obra cinematográfica.

Contudo, em outro trecho do documento, cita a cena envolvendo Porchat e os adolescentes, afirmando que ela pode “ser considerada repulsiva e de extremo mau gosto.

Mas não faz apologia ou incitação à pedofilia, nem mostra os protagonistas adolescentes em atos de sexo explícito ou mesmo pornográficos”.

Veja Também

Sandra Bullock explica por que ela está dando uma pausa na atuação

Mandalorin Temp 3 traz ator de De Volta Para o Futuro

Avatar 2 fez Zoe Saldana chorar quando ela viu as filmagens

Por fim, gostaram deste artigo? Deixem seus comentários e compartikhem com seus amigos.

5/5 - (3 votes)